O programa prevê a realização de 02 turmas de oficina de escrita criativa com 20 alunos cada, no município de Juína. As oficinas visam valorizar as diversas possibilidades de manuseio da língua escrita e das manifestações individuais de pensamento num viés estético literário; contribuir para a construção da leitura/escrita crítica de si e do mundo com vistas à educação literária; e incentivar o compartilhamento das ideias entre os pares.
1º DIA - Carga horária: 4h - “Tereré Literário” com duração de 2h, para introdução ao tema e aos estudos de escrita criativa, bem como leitura de obras selecionadas.
2º DIA - Carga horária: 3h - Conceito de leitura criativa, escrita criativa, literatura e gêneros literários.
3º DIA - Carga horária: 3h - Produção literária.
4º DIA - Carga horária: 3h - Produção literária.
5º DIA - Carga horária: 3h - Ilustração dos textos.
6º DIA - Carga horária: 4h - “Tereré Literário”, com exposição dos textos e roda de conversa sobre literatura, a condição de autor e a condição de leitor
O Instituto Saberes realizou na última semana na Aldeia Rio Seco, do povo Indígena Cinta Larga em Juína, uma oficina de escrita criativa que faz parte do Programa Saberes para o fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca realizado em parceria com o Ministério da Cultura através Termo de Fomento nº 950391/2023.
A oficina foi realizada pela Professora Alessandra Assis com o objetivo de valorizar as diversas possibilidades de manuseio da língua escrita e das manifestações individuais de pensamento num viés estético literário, além de contribuir para a construção da leitura/escrita crítica de si e do mundo com vistas à educação literária e incentivar o compartilhamento das ideias entre os pares.
Ao todo 25 adolescentes e adultos participaram da oficina com uma carga horária de 20 horas, onde foram abordados os seguintes assuntos: “Tereré Literário” para introdução ao tema e aos estudos de escrita criativa, bem como leitura de obras selecionadas; Conceito de leitura criativa, escrita criativa, literatura e gêneros literários; Produção literária; Ilustração dos textos e encerramento com exposição dos textos e roda de conversa sobre literatura, a condição de autor e a condição de leitor.